Paper Dungeons – Chute a porta, mate o monstro e pegue o tesouro!

Por Jaime Daniel Cancela


Chute a porta, mate o monstro e pegue o tesouro!
Parece familiar??

Eu não faço segredo que, além de gostar muito de RPG, sou fã de jogos de tabuleiro com temática de fantasia. Então, quando um amigo me falou deste novo título que trazia uma ambientação fantástica para o dinâmico cenário dos jogos de tabuleiro, eu torci muito para que o projeto desse certo. Não sei se minha torcida ajudou em algo, mas Paper Dungeons com certeza chegou para fazer bonito!

Desenvolvido pelo game designer Leandro Pires (Rock ‘n’ Roll Manager, Tsukiji) e recém-publicado pela Meeple BR Jogos, Paper Dungeons traz a proposta de que cada jogador controla um grupo de aventureiros composto por guerreiro, mago, clérigo e ladino (familiar, não?). O grupo vai explorar uma masmorra repleta de perigos, como armadilhas, obstáculos e criaturas. Mas há também tesouros e componentes que os jogadores poderão usar para criar objetos mágicos durante a partida. Além disso, cada jogador terá de decidir se seus aventureiros estão prontos para enfrentar os três grandes vilões que habitam a masmorra.
Sempre é possível tentar escapar do combate, passando despercebidos pelo vilão, mas… Sem combate, sem glória! Pior ainda, sem pontos de vitória!

Mas vamos entender melhor como isso funciona!

Paper Dungeons é um jogo para 1 a 8 participantes, sendo que a versão solo tem uma mecânica ligeiramente diferente. A partida acontece em oito rodadas, e o objetivo de cada jogador é controlar o grupo de aventureiros com mais pontos de vitória conquistados no final.
A resolução de cada rodada é simultânea e, embora as equipes percorram a mesma masmorra, não há interação entre elas, o que vai agradar aqueles jogadores que não gostam do confronto direto. A cada partida sorteiam-se um modelo de masmorra diferente e os vilões, que também terão esconderijos variados.

Começa o jogo. Cada participante tem o seu próprio mapa da masmorra e vai desenhar o percurso do seu grupo, resolvendo a situação apresentada a cada sala. Algumas salas têm obstáculos, como paredes ou fossos; outras têm armadilhas, ou ainda lacaios — monstros mais fracos, como esqueletos e goblins, que estão a serviço dos monstros parrudos da masmorra.
Para vencer cada lacaio, o grupo precisa ter um personagem específico de nível adequado. Caso isso aconteça, o grupo conseguirá o tesouro daquela sala. Em outras salas podem aparecer poções de cura, diamantes ou os vilões.

No começo de cada rodada, um jogador qualquer lança os seis dados do jogo: cada face representa uma possibilidade diferente de ação. Cada jogador anota o resultado de três desses dados para definir suas três ações na rodada. As ações possíveis são:

● Evolução de um personagem
● Criação de um item mágico
● Criação de poções de cura
● Movimentação pela masmorra

Escolhidos os resultados, os jogadores vão realizar suas ações na ordem que escolherem. Ao final da terceira, sexta e oitava rodadas, cada jogador que tiver escolhido procurar o vilão poderá enfrentá-lo e ganhar sua recompensa, sofrendo o dano do combate. Caso o grupo não seja forte o bastante ou o jogador opte por evitar o vilão, haverá uma penalidade em pontos de vitória.

Paper Dungeons é um jogo tático. Embora os dados introduzam uma certa imprevisibilidade, o jogador precisa escolher bem seu caminho e ponderar as possibilidades. Há diversos critérios de pontuação disponíveis, mas uma decisão impensada pode obrigar os aventureiros a perder tempo retornando pelo mesmo caminho ou investindo em um item mágico que nem será tão útil no jogo.

Além dos modelos de masmorras e dos vilões, o jogo também apresenta outros elementos que dão grande variabilidade às partidas: desafios (pontuação bônus para o primeiro jogador que alcançar uma determinada condição), objetivos secretos (critério de pontuação extra que cada jogador sorteia no começo do jogo e mantém em segredo) e os poderes especiais (habilidades sorteadas que oferecem ao grupo de aventureiros uma nova vantagem, como Nobre, Assassino e Bárbaro). Tudo isso faz com que uma partida de Paper Dungeons seja sempre diferente da outra.

Mesmo que haja uma clara intenção de simular a sensação dos RPGs de fantasia, Paper Dungeons também vai agradar aqueles que nunca preencheram uma ficha de personagem. Este jogo é indicado para as pessoas que gostam de um jogo rápido, sem confronto com outros jogadores e aqueles que gostam de ter várias opções de pontuação, ações simultâneas e um cenário fantástico.

Gostou da ideia? Então faça seus heróis calçarem as botas, deixe as poções de cura à mão, prepare a espada flamejante e o cajado da destruição. Alguém precisa ganhar aqueles pontos de vitória!!

MECÂNICAS:
– Desenhar;
– Desenhar rota com lápis.

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