Keep The Heroes Out! – Os monstros são os Heróis nesse jogo super divertido!

Por Fernando Celso

O game designer brasileiro Luis Brueh não para de lançar jogos!
Além de continuar seguindo com a linha Dwar7s (Dwar7s FallDwar7s WinterDwar7s Spring e o vindouro Dwar7s Summer, expansões e edições especiais desses jogos) com a Vesuvius Media (Editora Canadense), ele fundou em 2019 sua própria editora pra lançar seus projetos, a Brueh Games.

Após obter sucesso no Kickstarter com os jogos Valknut e o Night Parade of Hundred Yokai (ambos licenciados no Brasil pela Conclave Editora) ele lançará ainda esse ano, também pelo kickstarter seu terceiro título pela editora própria, o fofinho, inteligente e super divertido Keep The Heroes Out!

!!! IMPORTANTE:
▪️ Heróis = Vilões = Arqueira, Bárbaro, Ladra e o Mago
▪️ Monstros = Jogadores = Esqueletos, Knockers (Morcegos), Ratkings (Ratinhos) e o Dragão Vermelho


Em Keep The Heroes Out! os jogadores assumem o papel de monstros que deverão defender sua dungeon dos temíveis e cruéis Heróis que querem pilhar seu lar, destruindo assim, a paz no lar subterrâneo.
Cada jogador, de forma cooperativa, joga com um tipo de monstro diferente com poderes diferentes, são eles: EsqueletosKnockers (Morcegos)Ratkings (Ratinhos) e o Dragão Vermelho (um só nesse caso, precisa de mais?).

Os jogadores começam a partida com seus meeples de monstros, uma carta inicial que mostra as habilidades especiais do tipo de monstro que escolheu, e um baralho inicial com 10 cartas. Através da mecânica de construção de baralho os jogadores irão todo turno, baixar cartas na mesa pra a realização de ações como atacar, atacar à distância, se movimentar, realizar a ação de uma sala, fazer surgir novos dos seus monstros (se possível) e outras ações especiais de cada tipo de monstro.

O Objetivo dos jogadores é sempre o de proteger sua dungeon, sem deixar os Heróis (aqui vilões da história) tomarem todos seus tesouros ou ainda, tomarem o tesouro da sala principal, o que faria os monstros perderem a partida. Pra isso eles vão ter de se fortalecer construindo novos itens (cartas) através de ações nas salas disponíveis da dungeon. As salas fornecem tokens especiais que entre outras coisas, poderão ser usados pra trocar por novas cartas no baralho de Itens.

Dessa forma, o Cemitério fornece tokens de ossos que poderão ser usados em sala de Treinamento de Pets da dungeon para trocar por cartas de Pets que aqui, são monstros clássicos e conhecidos, como BeholdersOwlbearsAranhas Gigantes, entre outros.
Já na Biblioteca, consegue-se livros que na Sala de Estudo, serão trocadas por cartas de feitiços, e assim por diante, com cada sala fornecendo um tipo de item e uma outra proporcionando uma troca daquele item por uma carta do baralho de compras. Com exceção da Prisão que tem uma funcionalidade totalmente diferente das demais)
Todas essas cartas adquiridas entram no baralho do jogador e a partir daí, seguem no fluxo de um deck building tradicional.

E OS VILÕES ATACAM!
Em Keep The Heroes Out!, os grandes vilões são os tradicionais heróis de Fantasia Medieval que irão importunar os monstros dos jogadores atrás dos seus tesouros. No jogo, esse grupo de Heróis são chamados de Guilda e são compostos por Arqueiro, Bárbaro, Ladrão e o Mago, todos com habilidades especiais que no final do turno de cada jogador, através de um deck de dungeon, irão surgir nas diversas salas pra atacar os jogadores e caminharem rumo aos tesouros.
Cada um deles tem uma habilidade especial: A Arqueira ataca a longa distância, o Bárbaro descarta itens (tokens) da sala, a Ladra, remove a armadilha (token) sem cair nela e o Mago liberta os demais os heróis da Prisão.

A DINÂMICA E O DESENVOLVIMENTO DE UMA PARTIDA
Durante toda a partida, o senso de urgência e cooperação imperam. É preciso usar o máximo possível as cartas da mão pra otimizar suas ações, bolar estratégias junto com os demais jogadores, e ajudar todos a também aumentarem seus baralhos.
Cada uma das ações importa muito, pois no final do turno de cada jogador virão os Vilões que vão causar danos aos planos dos jogadores: Tokens serão removidos, Meeples dos Monstros serão eliminados (calma, não existe eliminação de jogador aqui) e ocorrerá uma incursão agressiva dos Vilões na dungeon, roubando os tesouros e ameaçando o sucesso dos jogadores.

Cada sala da dungeon tem um tesouro (token) que se conquistado pela Guilda (Os Heróis que são os vilões, lembra?), irá não só deixar os jogadores mais perto da derrota, mas também desencadeará mais uma ação contra os Monstros, como libertar vilões da prisão, forçar os jogadores a descartar cartas da mão, acionar uma nova ativação aos vilões, etc

O jogo possui três níveis de dificuldade (escolhido antes de iniciar a partida), e isso é representado no jogo em quantos heróis vão aparecer por vez no final do turno de cada jogador, dependendo também do nível da Dungeon, já que conforme o nível vai ficando mais alto (I, II ou III), mais heróis também vão aparecer.

No jogo ainda há a possibilidade de ativar alguns tokens de túneis ou portais que basicamente te permite encurtar o caminho entre uma sala e outra, um atalho de fato que ajuda e muito durante a partida.
Como os jogadores só podem carregar um item por vez até a sala que deverá fazer a troca por uma carta, todo tempo economizado é precioso, pois no meio do caminho um Vilão da Guilda poderá te atrapalhar muito.

Não podemos esquecer é claro, de citar as diferentes habilidades especiais de cada monstro, isso com certeza é um dos pontos principais do jogo: Os Esqueletos tem até 6 meeples ao mesmo tempo durante uma partida, como uma ação especial, sempre podem produzir ossos e quando derrotarem um herói podem converter esse herói à uma das suas peças (se estiverem disponíveis fora da mesa naquele momento). O Knockers (Morcegos) se movem rapidamente, tem duas peças ao mesmo tempo na partida e podem colocar armadilhas (tokens) que vão eliminar os vilões assim que entrarem numa sala (sem efeito contra os Ladrões).
Já os Ratkings (Ratinhos) tem 9 (!) Meeples pra serem usados ao mesmo tempo na partida e se multiplicam rápido, muito rápido (acredite, isso faz muita diferença). E é claro, temos o Dragão Vermelho que apesar de ser uma peça apenas no jogo, ele possuí uma maior resistência antes de sair do tabuleiro e ataca à distância.

É importante lembrar que o jogo não possui eliminação de jogador, e as peças que são eliminadas, voltam com uma ação posterior do jogador (pelas cartas), nascendo novamente na dungeon. Isso confere uma dinâmica muito legal ao jogo, pois todas as peças morrem apenas com um acerto (com exceção do Dragão Vermelho) e a movimentação e a ação estão presentes durante toda a partida.

OS CENÁRIOS – A CEREJA DA REJOGABILIDADE E DIVERSÃO
O jogo terá um livro com diversos cenários pra você escolher antes de jogar, e cada um deles conta com regras especiais que acrescentam uma rejogabilidade enorme ao jogo. Eles lembram os cenários do Zombicide, porém cada um desses cenários possuí cartas e regras específicas que vão afetar a partida toda.

Os cenários são bem legais com efeitos diferentes e divertidos, a ponto de alterar ou incrementar a funcionalidade de itens e outros componentes do jogo, como no cenário do Rei Sapo que quando ele aparece (no deck da Guilda, na exploração da Dungeon), ele ativa todos os tokens de sapinhos (que você usa pra trocar por poções) ativos na partida a causarem um ataque nos monstros da sala que estão.

EXTRAS, EXTRAS E MAIS EXTRAS!!
Os financiamentos coletivos internacionais da Brueh Games são conhecidos por diariamente liberar extras para seus apoiadores, sem metas de valor arrecadado, ou seja: Tem extras liberados quase todo dia, e todas eles são bem legais.
Já podemos adiantar por aqui (olha o Spoiler!!) que nas primeiras 72 horas pra quem adquirir o jogo, levará gratuitamente uma mini expansão que consiste no Cthulhu (fofiiiiiiinho!!) como mais uma opção de monstro para os jogadores escolherem, além de novas cartas de itens temáticos à mitologia Lovecraftiana.

Entre outros extras que já podemos contar, há também os monstrinhos Slimes, novas cartas de itens, novos Cenários e…
Bom, paramos por aqui, mas asseguramos que tem MUITO mais, e os extras estão incríveis (já testamos quaaaase todos), mas agora só acompanhando o Kickstarter pra descobrir.

PORQUE O JOGO É BOM?
Com um visual incrível, mecânicas consistentes e bem amarradas, e uma rejogabilidade enorme, Keep The Heroes Out! é um jogo familiar desafiador, estratégico e inteligente que entretém os jogadores mais iniciantes e casuais assim como os mais gamers que procuram um bom jogo cooperativo.
Com os diversos cenários e três níveis de dificuldade, as partidas sempre são diferentes e emocionantes.

Definitivamente o game designer Luis Brueh tem aprimorado cada vez mais sua habilidade em criar jogos. Em uma entrevista para o BoardGames São Paulo, ele nos confidenciou que teve essa ideia de um Jogo de Masmorras em 2012 mas que só agora conseguiu realizá-la como queria, o que nos mostra também o seu nível de amadurecimento profissional.

A dinâmica toda do jogo é muito divertida e mantém a característica dos seus jogos: é fácil de aprender e ensinar, gostoso de jogar e com uma profundidade estratégica muito relevante e abrangente.

Keep The Heroes Out! entrará em financiamento coletivo pelo Kickstarter em Setembro desse ano e até o momento do fechamento desse review, nenhuma editora nacional licenciou o jogo para o Brasil.

Fique atento e receba mais informações sobre o Financiamento Coletivo de Keep The Heroes Out! clicando AQUI

MECÂNICAS:
– Construção de Baralhos
– Jogo Cooperativo
– Movimentação de Área
– Jogadores com Diferentes Habilidades
– Pegar e Entregar
– Tabuleiro Modular

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